Enter your keyword

Lions Club Santo André Centro

LIONS CLUB SANTO ANDRÉ CENTRO

UMA BREVE HISTÓRIA DO LIONS CLUB INTERNACIONAL

Em 1917, Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, disse aos membros da associação local de empresários que era necessário ir além das questões empresariais e trabalhar pela melhoria das comunidades em que eles viviam e do mundo. O grupo de Jones, o Business Circle of Chicago, concordou com ele.

Após contato com grupos semelhantes nos Estados Unidos, foi realizada uma reunião organizacional em 7 de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a “Associação de Lions Clubes”, e uma convenção nacional foi realizada em Dallas, Texas (EUA), em outubro do mesmo ano. Um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética foram aprovados. E o resto é história.

LIONS CLUBE SANTO ANDRÉ CENTRO

Nós servimos ! Fazemos parte da maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. O Lions Clube Santo André – Centro foi fundado em 26 de outubro de 1957 e busca atender às necessidades das comunidades da nossa cidade, região e do mundo.

O mês de outubro marca 64 anos de um dos clubes de serviço mais ativos na região do Grande ABC – O Lions Clube Santo André Centro. Fundado em 26 de outubro de 1957 e tendo como padrinho o Lions Clube São Caetano, o então apenas “Lions Santo André” (pois ainda era o único Lions Clube da cidade), deu início ao leonismo no munícipio e já deixa marca em 3 gerações de cidadãos andreenses. Projetos muito importantes foram desenvolvidos ao longo da jornada dos Lions Clubes, deixando grandes legados na região, exemplo de projetos, podemos citar a FAISA – Fundação de Assistência à Infância de Santo André, que nos anos 1980 atendia 85% da população infantil da cidade, e outro grande projeto é a CLASA – Casa Lions de Adolescentes de Santo André, que permanece atuando até os dias atuais e que já formou mais de 12.000 aprendizes desde sua fundação.

O legado do Lions Clube no cidade

Cartaz e Redação da Paz

Concursos

Uma das iniciativas do Lions Clube Santo André Centro que mais tem repercutido na cidade nos últimos anos é a promoção do Concurso de Cartaz da Paz e Redação da Paz. O evento é mundial e acontece anualmente, com alunos de escolas públicas e privadas.

Por meio do estimulo criativo – seja em um desenho ou na escrita -, a ideia é fazer com que a cultura da paz possa se disseminar pelos quatro cantos do planeta. O vencedor mundial recebe o prêmio de Menção honrosa na sede da ONU, em nova Iorque, com tudo pago. Em Santo André participam anualmente mais de 30 escolas, dom mais de 12.000 aluno inscritos.

Além de envolver as escolas, professores e as famílias, os concursos também acabam trazendo toda a comunidade para interagir e ajudar na escolha dos finalistas.

Na cidade são escolhidos 7 finalistas do cartaz e 5 da redação para seguirem na competição na etapa distrital. E os pequenos artistas e escritores da cidade não fazem feio, Santo André sempre se classifica entre os melhores, “Já tivemos 1° colocado em 2014, 2015 e finis 2° lugar em 2016. Tivemos até um vencedor nacional, na ocasião o colégio que venceu foi o Papa Paulo VI” lembra a Companheira-leão Rosielaine De Carvalho Simões.

Desde 2011, o concurso conta com a participação de padrinhos e madrinhas ligados ao esporte, como forma de incentivar as crianças à prática desportiva.

– Em 2011/2012, o padrinho foi Mineirinho (Sando Dias), pentacampeão mundial de skate;

– Em 2012/2013, foi a vez de Hugo Hoyama, 10 vezes campeão pan-americano de tênis de mesa;

– Em 2013/2014, a madrinha foi Marta de Souza Sobral, pivô da seleção brasileira de basquete e medalha de ouro nos jogos Pan-americanos de 1991, prata nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e bronze em Sidney (2000)

Uma das iniciativas do Lions Clube Santo André Centro que mais tem repercutido na cidade nos últimos anos é a promoção do Concurso de Cartaz da Paz e Redação da Paz. O evento é mundial e acontece anualmente, com alunos de escolas públicas e privadas.

Por meio do estimulo criativo – seja em um desenho ou na escrita -, a ideia é fazer com que a cultura da paz possa se disseminar pelos quatro cantos do planeta. O vencedor mundial recebe o prêmio de Menção honrosa na sede da ONU, em nova Iorque, com tudo pago.

Em Santo André participam anualmente mais de 30 escolas, dom mais de 12.000 aluno inscritos.

Além de envolver as escolas, professores e as famílias, os concursos também acabam trazendo toda a comunidade para interagir e ajudar na escolha dos finalistas.

Na cidade são escolhidos 7 finalistas do cartaz e 5 da redação para seguirem na competição na etapa distrital. E os pequenos artistas e escritores da cidade não fazem feio, Santo André sempre se classifica entre os melhores, “Já tivemos 1° colocado em 2014, 2015 e finis 2° lugar em 2016. Tivemos até um vencedor nacional, na ocasião o colégio que venceu foi o Papa Paulo VI” lembra a Companheira-leão Rosielaine De Carvalho Simões

 

Padrinhos e madrinhas

Desde 2011, o concurso conta com a participação de padrinhos e madrinhas ligados ao esporte, como forma de incentivar as crianças à prática desportiva.

– Em 2011/2012, o padrinho foi Mineirinho (Sando Dias), pentacampeão mundial de skate;

– Em 2012/2013, foi a vez de Hugo Hoyama, 10 vezes campeão pan-americano de tênis de mesa;

– Em 2013/2014, a madrinha foi Marta de Souza Sobral, pivô da seleção brasileira de basquete e medalha de ouro nos jogos Panamericanos de 1991, prata nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e bronze em Sidney (2000)

– Em 2017/2018, a homenageada é Verônica Hipólito, atleta paralímpica brasileira, medalha de prata e bronze nos jogos paralímpicos de verão de 2016 (RJ) nas categorias 100m e 200m, campeã mundial nos 200m rasos e vice mundial em Lyon, em 2013

Também é campeã pan-americana nos 100m, 200m e salto em distância.

CLASA

A menina dos olhos do Lions Clube na cidade

A CLASA é reconhecida pelo trabalho social que realiza no “Programa de Socioaprendizagem”. Já foram inseridos no mundo do trabalho mais de 12.000 aprendizes, seguindo as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego. Fundada em 1975, na ocasião chamada de “Corpo de Patrulheiras Mirins de Santo André”, surgiu para ajudar a inserir meninas no mercado de trabalho.

A partir de 2011, a entidade passou a atender também aos meninos e seu nome foi alterada para “CLASA – Casa Lions de Adolescentes de Santo André”. Na década de 1970, os companheiros-leão Clóvis Thon, Joaquim Boaventura, Cláudio Trigo, Sergio Davanzo, Marcílio Giovanetti, Armando Cerchiari e Hélio Cesar Figueiredo formavam a comissão responsável pela fundação do grupo de patrulheiras. Na época, foi iniciado um trabalho modesto, numa pequena casa dentro do então Parque Duque de Caxias, hoje chamado Parque Celso Daniel. Depois foi concedido um terreno pela Prefeitura de Santo André, que hoje foi doado para a CLASA.

Desde o ano de 1980, a entidade é administrada em conjunto com o Lions Clube Santo André Jardim, que ajudou com a finalização da obra no prédio novo, cujo projeto doado ao Lions de autoria do arquiteto e então companheiro-leão Jorge Olavo dos Santos Bomfim. Ao longo de seu processo histórico, a CLASA vem trabalhando a promoção social junto à população atendida na busca e efetivação de direitos, por meio de um processo continuado, permanente e planejado de metodologias voltadas ao campo da Proteção Social Básica.

“Visão para todos”

Um dos focos atuais do clube

“A ideia é dar enfoque a atividades preventivas e corretivas, como o corredor da saúde, campanhas educativas, exames preventivos como de diabetes e glaucoma, entre outros. Também realizamos exames de acuidade visual, encaminhamos quando necessário para o exame oftalmológico e fornecemos óculos gratuitamente para quem precisa”, diz o Companheiro-leão Adherbal Marconato.

No passado, o clube já realizava ações de reciclagem de armações e doação de óculos. Agora, no entanto, os óculos oferecidos à população são novos.

Atualmente o projeto já atendo os alunos da rede estudantil do EJA – Educação de Jovens e Adultos de do MOVA – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos num acordo realizado com a Secretária da Educação do Município, com o apoio da Secretária de Saúde.

O projeto prevê a construção de uma clínica para atender a comunidade como um todos, nas situações que exigem um atendimento médico especializado.

Segundo o clube, esta iniciativa deve tomar corpo em 3 ou 4 anos. “A construção da clínica vai nos proporcionar autonomia na gestão dos processos como um todo, tanto nos testes como nos exames clínicos ou intervenção cirúrgica se necessário. Além disso, não precisamos ficar presos ao sistema escolar, mas podemos atender a comunidade como um todo. Agora o desafio é conseguir mais parceiros na área de exames clínicos e para a doação de óculos. Para ajudar, basta entrar em contato com a gente”, finaliza Adherbal.