Enter your keyword

Pacto Global

PACTO GLOBAL DA ONU

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.

OS 10 PRINCÍPIOS

O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção:

DIREITOS HUMANOS

O relatório aponta que 92% das empresas instituíram políticas e práticas relacionados aos direitos humanos, sendo que 80% incorporam princípios de direitos humanos dentro dos códigos corporativos. Enquanto isso, 53% oferecem treinamento em direitos humanos e programas de conscientização para os funcionários e 72% relatam que o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

TRABALHO

Mais de 85% têm políticas de não discriminação, igualdade de oportunidade e garantia de condições de trabalho seguras. Ao mesmo tempo, 62% afirmam que o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

A abolição efetiva do trabalho infantil.

Eliminar a discriminação no emprego.

MEIO AMBIENTE

Das participantes, 78% atestam ter consumo sustentável e objetivos de uso responsável. Um quarto relatou integrar totalmente questões de água, alterações climáticas, energias renováveis ​​e biodiversidade em sua estratégia corporativa e operações. Dois terços relatam que o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

ANTICORRUPÇÃO

Aproximadamente 82% dizem que integram o décimo princípio ao seu código corporativo, enquanto dois terços relatam ter políticas de tolerância zero em relação à corrupção. Para 62% das empresas o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

As Nações Unidas definiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que deve finalizar o trabalho dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e não deixar ninguém para trás. Essa agenda, lançada em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foi discutida na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições.

O processo rumo à agenda de desenvolvimento pós-2015 foi liderado pelos Estados-membros com a participação dos principais grupos e partes interessadas da sociedade civil. A agenda reflete os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – que foi realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, Brasil.