Enter your keyword

Lions Clube

LIONS CLUB

UMA BREVE HISTÓRIA DO LIONS CLUB INTERNATIONAL

O surgimento do Lions Clube, está ligado ao agente de seguros Melvin Jones, nascido no dia 13 de janeiro de 1879, em Fort Thomas, Arizona, EUA.

Jones acreditava na possibilidade de criar uma associação em que se ampliaram os horizontes na busca da melhoria de sua comunidade e do mundo, deixando de lado as preocupações apenas profissionais. Ele que já pertencia a um Clube de Negócios, sentia que cada vez ais era preciso mudar a postura do grupo.

Assim Melvin Jones, com apoio de sua esposa Rose Amanda Freeman, iniciou a formação da associação, convidando inúmeros Clubes similares ao seu, com o objetivo de servir aos outros ao invés de servir seus próprios sócios.

Inúmeros respostas forma negativas, mas muitos outros se interessaram. Em 7 de junho de 1917, no Hotel La Salle, em Chicago, Illinois, EUA, realizaram a primeira reunião onde foi adotado o nome Associação Lions Clubes. Uma reunião nacional foi marcada para os dias 8,9 e 10 de outubro de 1917, quando foram eleitos o presidente Willian P. Wood e o secretário-tesoureiro Sr. Melvin Jones. Foi aí que a estrutura e a filosofia do Lions Clube começaram a se formar.

Na 2° convenção de 1918, em Saint Louis, foi adotado o código de ética. Em 1919 na 3° convenção, foram adotas os objetivos Lions

  • Criar e fomentar um espirito de compreensão entro os povos da terra.
  • Promover princípios de com governo e boa cidadania.
  • Interessar-se ativamente pelo bem estar cívico, cultural, social e moral de comunidade.
  • Unir os clubes com laços de amizade, com companheirismo e compreensão recíproca.
  • Promover um fórum para livre discussão dos assuntos de interesse público, executando-se os assuntos de ordem política e religiosa, que não devem ser discutidos pelos sócios de clube.
  • Encorajar pessoas de mentalidade de serviço a servirem suas comunidades, sem recompensa financeira pessoal, estimularem a eficiência e promoverem elevado padrão de ética no comércio, indústria, profissão, serviços públicos e empreendimentos privados.

Outro objetivo fundamental é a prestação de serviços pelo clube, primeiro à sua comunidade e depois aos carentes de outras localidades.

As cores, o lema e o emblema.

As cores oficiais dos Lions são o roxo e o dourado. Elas foram escolhidas em 1917.

Para os leões, a cor roxa representa lealdade ao país natal, aos amigos, a si mesmo e á integridade da mente e da alma e é também o símbolo da coragem, energia e dedicação a uma causa. O dourado simboliza sinceridade de propósito, imparcialidade de julgamento, simplicidade de vida, generosidade espiritual e material em relação aos seres humanos.

 

O lema da Associação de Lions é “NÓS SERVIMOS” e a sigla Lions significa:

L – liberdade

I – inteligência

O – ordem

N – nacionalismo

S – serviço

 

O emblema de Associação Internacional foi aprovado pela Diretoria Internacional em 12 de abril de 1920 e foi oficializado em 31 de dezembro de 1921, sendo símbolo obrigatório dos Lions

O Clube

O Clube é a célula principal do movimento leonístico, podendo ser constituído em qualquer município do território que compreende o Distrito, mesmo onde já existam Clubes organizados.

Um Lions Clube é dirigido por uma diretoria, normalmente constituída por um presidente como seu principal dirigente executivo, ex-presidente imediato, dois vice-presidentes, secretário, tesoureiro, diretor social (responsável pelos objetos de propriedade do clube) e diretor animador (com sócios), quatro ou mais diretores vogais e um diretor de sócios.

Os dirigentes de um clube são eleitos anualmente para um mandato que coincide com o ano leonístico da associação, enquanto que seus diretores vogais são eleitos para uma mandato de dois anos.

A identificação do Clube é pelo nome do município em que está situado. Onde há mais de um Clube, se acrescenta uma outra identificação além do nome.

 

História do Lions Clube Internacional e objetivos

Fonte: Lions Clube da Ilha Solteira (Distrito LC – 8)

Fundado em 02/05/73

LIONS CLUBE SANTO ANDRÉ

CENTRO E JARDIM

Criado em junho de 1957, o Lions Clube Santo André Centro era o único da cidade até 1966, quando, em março, foi criado o Lions Clube Santo André Jardim. Os dois clubes se uniram para fundarem o Corpo de Patrulheiras Mirins, hoje CLASA – Casa Lions de Adolescentes de Santo André, tendo como objetivo cumprir a missão de servir e gerar transformação social.